Valentin Thiebault e Sandrine Tas, ambos da Powerslide Matter racing dominaram em Seniores / elites
Terras do Infante – Lagos dos Descobrimentos, na sua décima quinta edição foi a 2ª etapa da Taça da Europa e contou com 553 patinadores de 104 clubes e 16 países, com provas emocionantes e muito competitivas, nitidamente marcado pelas surpresas em Seniores Masculinos.
A chuva marcou presença nesta segunda etapa da Taça da Europa inviabilizando a realização das provas previstas, reduzindo-as para uma prova de velocidade e uma prova de fundo em cada escalão.
O vencedor da Taça da Europa em provas curtas foi o tri campeão mundial júnior Valentin Thiebault, FRA, Powerslide Matter racing, a competir no 1º ano de Senior. Todo o pódio foi francês, na segunda posição Elton de Souza, Mx Takino MPC e na terceira, Gwendal Lepivert, Bont.
Ainda em seniores masculinos e no que ao fundo diz respeito, a surpresa aconteceu por parte do francês, também no primeiro ano de seniores, Giovanni Trebouta, do Team Pode France Nantes, ao bater toda a concorrência nos 10Km Pontos, relegando o campeão mundial da distância Patxi Peulapara a segunda posição e o patinador da casa, Diogo Marreiros– Roller Lagos C.P. – Bont, para o terceiro lugar.
Diogo Marreiros, Roller Lagos C.P. – Bont Team, esteve, mais uma vez em destaque, ao ser bronze nas longas distâncias da Taça da Europa, 3º na classificação geral do Torneio, tendo vencido a prova mais emblemática desta competição, a Meia Maratona, com o tempo de 33’19’’, a uma média superior a 37Km/H!!
Mas a maior surpresa do torneio foi, sem sombra de dúvidas a vitória do velocista, primeiro ano de senior, Valentin Thiebault, que deixou o mundo da Patinagem boquiaberto… depois da prova ter sido sempre liderada pelo espanhol, Patxi Peula, Campeão Mundial em título e patinador com maior currículo entre os presentes, mas que, com um problema mecânico, teve de desistir na última prova deixando a vitória do torneio para patins alheios.
O segundo foi o também velocista, mas mais experiente (tri campeão mundial Sénior em 2016 e medalha de ouro nos Jogos mundiais em 2017) Gwendal Lepivert, sendo a terceira posição ocupada por Diogo Marreirosque não pode fazer melhor porque na prova de 300m c/r foi apenas 15º.
Nas senhoras o domínio foi total no Torneio e na velocidade e no fundo da Taça da Europa, por parte da belga, bi campeã europeia e vice campeã mundial Sandrine Tas, também da Powerslide Matter racing, vencendo três das quatro provas disputadas.
Na velocidade o pódio foi completado por Dalia Soberanis da Guatemala e Stein Vanhoutte, Bel, Zwaantjes Rollerclub Zandvoorde.
No fundo, Tasfoi acompanhada no pódio por Aura Quintana, COL, EO Skates World Team e Sheila Posada, Esp, C.P. Pelayo – Bont Team.
A única prova que a belga não ganhou foi a Meia Maratona, em que a colombiana Aura Quintana levou a melhor com a francesa Pouydebat, Pibrac Roller Skating e a espanhola Posadaa ocuparem os segundo e terceiro lugares.
No ranking geral e final Sandrine foi primeira, Sheila segunda e Aura terceira.
Nos restantes escalões os vencedores do Torneio foram:
Juniores Femininos: 1ª Honorine Barrault, FRA, Team Pole France Nantes; 2ª Sara Arregui, ESP, C.D. Rivas In Gravity; 3ª Carolina Ferreira, POR – G.D. Lagoa / Team Bont
Seguir-se-ão, na Taça da Europa, etapas na Alemanha e Holanda, com a presença de muitos portugueses.
Paulo Batista
Roller Lagos C.P.
Deixe o seu comentário